Saiba as etapas de como fazer….

Escolha os vinhos: a primeira etapa é saber quais vinhos você e suas amigas gostam, ou querem aprender mais sobre.

Escolha o tipo/tema da degustação: Você quer comparar vinhos de regiões diferentes ou da mesma região? Se for o mesmo vinho, quer comparar as diferentes safras de mesmo rótulo (degustação vertical)? ou quer comparar vinhos do mesmo ano, corte de uvas, e mesma região porém de produtores diferente (degustação horizontal)?

Convide suas amigas pra participar com você, será uma experiência muito divertida! Tudo bem se tiver amigas que não gostem muito de vinhos, a ideia é aprenderem juntas e experimentarem um pouco de cada… aliás tudo que é feito entre amigas, se torna muito gostoso!

Depois de definido quais os vinhos, prepare a quantidade de taças que será necessária, numere as taças e as coloque em ordem na frente de cada participante.

Sirva os vinhos em decanters ou com as garrafas cobertas, pra que ninguém saiba quais são os vinhos e depois de encher as taças, com a mesma quantidade pra cada convidada, e dê início a degustação.

Etapas da degustação: visão (avaliar as cores e tonalidades) essa parte é bem importante pra identificar uvas que são mais ou menos encorpadas e idade do vinho, Olfato (avaliar os aromas percebidos), Paladar (avaliar os sabores e memórias que te vem enquanto sente o contato com as partes da língua), avaliar grau alcoólico, tipos de uva e a idade de cada vinho. Não se preocupe, essas habilidades você pode ir aprimorando quanto mais vezes fizer. Uma dica importante é sempre que for beber um vinho, prestar atenção nas características dele e ir comparando com os que já tomou.

Com as Fichas Técnicas em mãos, todas poderão identificar quais Taças se relacionam com quais características das Fichas Técnicas. Esse momento pode ficar ainda mais divertido, se vocês combinarem um prêmio pra quem acertar a maior quantidade de vinhos e características! O que acham? Bora chamar as amigas?

Resumindo…

  1. Escolha os vinhos
  2. Escolha o tipo/tema da degustação
  3. Convide suas amigas pra participar com você
  4. Prepare a quantidade de taças e numere de acordo com a quantidade de rótulos
  5. Sirva os vinhos em decanters ou com as garrafas cobertas
  6. Etapas da degustação: visão, olfato, paladar
  7. Com as Fichas Técnicas em mãos, todas poderão identificar quais Taças se relacionam com quais vinhos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: